25 de junho de 2015

Riscos da maquiagem vencida

Imagem retirada do Google

Usar produtos com data de validade vencido é ruim e todo mundo sabe. Agora, você sabia que maquiagem também tem data de vencimento?. Você sabia que maquiagem vencida é um risco para sua saúde?. Podendo causar desde doenças de pele até mesmo infecção grave? Se não, eu vou te explicar! E se você já estava ciente, um pouquinho a mais de informação nunca é demais!

Se sua maquiagem está dentro do prazo mas foi armazenado de forma inadequada, o risco aumenta. 

O perigo maior está nos produtos para área dos olhos por ser uma parte do rosto muito sensível, isso não quer dizer que as demais áreas sejam menos propensas a pegar doenças. 

Agora Mari, como saber se minha maquiagem está vencida? Pois bem, se você não tem mais a data da validade no próprio produto e não conserva a embalagem podemos identificar do mesmo jeito que vemos se outros produtos (comida por exemplo) está dentro do prazo: cor, cheiro e textura

Caso você tenha o costume de usar sua maquiagem mesmo ela estando vencida fique atenta ao aparecimento de vermelhidão, inchaço, bolhas, descamação e coceira. Os olhos podem apresentar sensação arenosa, ardor e conjuntivites. O batom vencido pode deixar os lábios ressecados, causar bolhas ou causar uma espécie de queimadura na boca e no seu entorno.

Para garantir a máxima conservação do produto dentro do prazo de validade, é importante manter os cosméticos em locais secos e com temperatura ambiente. Não guarde suas maquiagens no banheiro, banheiros costumam ser muito úmidos e um lugar com bastantes bactérias o que diminui a vida útil do produto.

Abaixo segue uma lista dos principais produtos e sua data de vencimento (aprox.):

  • Batom: em média dois anos.
  • Máscara de cílios: a validade destes produtos é pequena, geralmente de 4 a 6 meses. Farelos ou ressecamento da tinta indicam que este produto está estragado. Não vale adicionar água ou óleo no tubo para prolongar a vida da maquiagem. Isto só aumenta a proliferação de bactérias.
  • Base, sombras e blush: em média estes produtos costumam ter validade entre 24 a 48 meses, porém em um ótimo conservamento pode-se estender o uso. Em caso de mudança de textura se recomenda suspender o uso.
Então fiquem ligadinhas com essas dicas e por favor verifiquem sempre a data de validade das suas makes, nada de se apegar ao batom por mais linda que a cor dele seja. Vamos DESAPEGAR! rs



Nenhum comentário:

Postar um comentário